O ex-presidente Jair Bolsonaro manifestou apoio a candidatos a prefeito em diversas cidades do Brasil por meio de um site oficial, onde lista os nomes que recebe seu aval nas eleições de 2024. No entanto, curiosamente, o nome de Airton Souza, candidato à prefeitura de Canoas (RS) pelo PL, não aparece entre os apoiados por Bolsonaro, apesar de seu partido estar à frente da chapa, coligado com União Brasil e PP.
Enquanto Bolsonaro declara apoio em cinco cidades no Rio Grande do Sul, Canoas se destaca como uma exceção, deixando uma lacuna que gera dúvidas sobre o alinhamento ideológico de Airton Souza com os princípios bolsonaristas. A história política de Airton, que inclui passagens pelo PMN e PT, causa estranheza para eleitores mais conservadores. Ele foi filiado ao PT apoiador de Lula na campanha, apoiado pelo prefeito Jairo Jorge, 2008-2014, e seu posterior rompimento com Busato, o que gerou acusações de traição, levantando questões sobre sua lealdade e valores.
Diante desse cenário, fica a pergunta: qual será o destino dos eleitores de direita em Canoas? Como confiar em um candidato com histórico de alianças que parecem flexíveis? E, para os eleitores de costumes c conservadores, como será possível conciliar suas expectativas com o apoio a um ex-petista, cujo nome sequer é mencionado por Bolsonaro?
Site de Bolsonaro:
Comments